Argo | Expense Plus - Como realizar o fechamento da fatura do cartão corporativo
A prestação de contas do cartão de crédito corporativo está disponível para os clientes que possuem o Expense Plus e o fechamento da fatura deve ser feito mensalmente.
O lançamento das despesas do cartão geralmente é feito nas solicitações de viagem — confira mais informações em Como prestar contas do cartão de crédito corporativo —, mas é possível adicionar as demais despesas (que ainda não foram adicionadas a uma O.S. de viagem) durante o fechamento da fatura.
Para realizar o fechamento da fatura do cartão corporativo, realize os passos a seguir:
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1. Acesse o Argo;
2. Clique em Expense;
3. Clique em Fechamento;
4. Selecione o usuário e clique em Escolher;
5. Indique os dados de Motivo e Rateio(s) e clique em Prosseguir;
6. Clique em Adicionar Fatura;
7. Selecione o cartão e o período desejado e clique em Buscar;
8. Marque todas as despesas que restaram, ou seja, que não entraram em uma O.S. de viagem, e clique em Clique para adicionar;
✅ Dica! Caso tenha uma despesa em que parte do valor é uma despesa pessoal e parte do valor é uma despesa corporativa, é possível dividir esta despesa em duas, de forma que você consiga detalhar uma despesa como "Devolução" e a outra como "Reembolsável". Confira mais informações em Como dividir uma despesa do cartão corporativo.
9. Nesse momento, as despesas que ainda precisam de detalhamento são apresentadas destacadas na cor vermelha. Clique no botão Editar, localizado ao lado direito do registro da despesa;
📃 Informação: Note que as despesas deste cartão que foram adicionadas em solicitações de viagem também são apresentadas no fechamento da fatura, mas sem o destaque em vermelho porque você já fez o detalhamento destas despesas na O.S. de viagem. Para visualizar mais informações, clique sobre a linha da despesa. O campo Referência apresenta o número da O.S. em que a despesa foi adicionada.
10. Selecione a Despesa e clique em Enviar Recibo para anexar o comprovante desta despesa;
11. Marque ou desmarque as opções "Reembolsável" e "Devolução" conforme a necessidade;
📃 Como funciona?
Se o cartão corporativo é pago pela sua empresa, não marque a opção "Reembolsável" para as despesas corporativas e marque a opção "Devolução" para as despesas pessoais que foram gastas com o cartão da empresa e que precisam ser devolvidas.
Mas se é você que faz o pagamento do cartão, marque a opção "Reembolsável" apenas para as despesas corporativas e mantenha as despesas pessoais sem marcar as opções "Reembolsável" e "Devolução".
12. Clique em Salvar para finalizar a edição desta despesa;
13. Repita o processo para as demais despesas corporativas destacadas em vermelho;
⚠️ Importante! Só é possível enviar para aprovação caso todas as despesas da fatura do cartão tenham sido adicionadas e detalhadas nesta O.S. de fechamento de fatura.
14. Após editar todas as despesas, clique em Enviar para Aprovação;
✅ Dica! Você também pode Salvar e retomar o fechamento em outro momento.
15. Selecione o Aprovador e clique em Concluir.
📃 Informação: Após enviar as suas despesa para aprovação, o status da O.S. passará para "Aguardando Aprovação". Somente após a aprovação, sua solicitação será encaminhada ao Financeiro para dar baixa em uma devolução ou realizar o reembolso, quando houver.
Veja também: Como prestar contas do cartão de crédito corporativo