O adiantamento de despesas tem como objetivo antecipar o valor de despesas planejadas, para que o colaborador não precise custear as despesas com seu próprio dinheiro.


É possível solicitar um adiantamento de despesas para viagens e também para atividades externas que não envolvam solicitações de viagem com passagens, hospedagens, etc.


⚠️ Importante! Recomendamos que a solicitação de Adiantamento seja feita separadamente de solicitações de viagem, para que o fluxo de aprovação ocorra de forma independente. Isso porque, ao solicitar o adiantamento junto de uma solicitação de viagem, caso o aprovador necessite reprovar o adiantamento, todos os demais itens da solicitação também serão reprovados.


Para solicitar um adiantamento, realize os passos a seguir:



1. Acesse o Argo;


2. Clique em Adiantamento;




3. Na parte superior da tela, indique o Solicitante e o(s) Viajante(s) e clique em Incluir;


4. Indique se é uma viagem "Nacional" ou "Internacional", preencha o Motivo e demais dados conforme a política de viagens da sua empresa e clique em Prosseguir;


5. Insira a data de início e término de viagem e clique em Prosseguir; 


6. Insira as despesas previstas em sua viagem ou atividade externa e clique no botão Adicionar;




📃 Informação: os itens apresentados no campo Despesa dependem da configuração utilizada pela sua empresa: pode ser um único item de adiantamento ou a listagem de todas as possíveis despesas, cada uma delas com o seu limite de acordo com a política de viagens da sua empresa. 


7. Clique no Carrinho, localizado na parte superior direita da tela;


8. Confira o total das despesas previstas e clique em Concluir;


9. Confira o Motivo e Alocação de Débito, preenchidos no início da solicitação, e clique em Prosseguir; 


10. Selecione o Aprovador caso sua empresa possua fluxo de aprovação e clique em Efetivar Solicitação.


📃 Informação: após efetivar sua solicitação, ela passará para o status "Aguardando Autorização". Nesse caso, somente após a aprovação, sua solicitação será encaminhada ao Financeiro para realizar o pagamento. Após o pagamento, a solicitação permanecerá com o status "Aguardando Lançamento" até que o colaborador faça a prestação de contas. Confira mais informações em Como prestar contas de um adiantamento.



Veja também:

Como cancelar uma solicitação de adiantamento

Como prestar contas de um adiantamento